Apesar dos números positivos, não há muito o que se comemorar em relação ao aporte dos principais açudes.

Faltando um mês e dois dias para a conclusão da quadra chuvosa no Estado, que acontece de fevereiro a março, o Ceará já atingiu a média histórica. Segundo dados da Fundação Cearense de Pesquisa e Meteorologia (Funceme), os números apontam que, de fevereiro até essa segunda, o Ceará registrou 600,9mm, 0,2 milímetros a mais que a média de 600.7mm

A Funceme esclarece que, embora a média tenha sido atingida, os números de abril estão sujeitos a alteração até o fim do mês, podendo oscilar para mais ou menos, pois muitos postos não informaram ainda o a quantidade de chuvas registradas. Em fevereiro, foi registrado 172,5mm, cerca de 45,4% a mais que a média do período, março obteve 235,2mm, um desvio positivo de 15,6% e abril registrou 2,7% a mais esperado.

Apesar dos números positivos, não há muito o que se comemorar em relação ao aporte dos principais açudes monitorados pela Companhia da Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 155, apenas 32 estavam sangrando, seis estavam acima de 90% da sua capacidade e 74% com menos de 30% de aporte. Nas regiões Centro-Sul e Central, onde se localizam os maiores açudes cearenses, as precipitações têm sido abaixo da média.