Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Como parte da programação especial do Governo do Ceará para o mês do trabalhador, celebrado em maio, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) terá ações no evento “Ceará de Oportunidades”, que ocorrerá na próxima segunda-feira (2), na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Os participantes terão acesso à sala de vacinação para imunização e à unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que vai estar no local para receber os doadores de sangue e realizar o cadastro de doação de medula óssea.

As estruturas da Sesa funcionarão das 9h às 15h. A sala de imunização contará com quatro equipes de vacinadores em ambiente climatizado, montado para a ocasião, aplicando doses de proteção contra doenças, como hepatite B, dT (difteria e tétano), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela. Para receber os imunizantes, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e, opcionalmente, portar o cartão de vacina.

“Esta é uma excelente oportunidade para os trabalhadores do Centro e do entorno reforçarem a imunidade contra uma série de doenças e atualizarem seus esquemas vacinais. A pandemia nos mostrou claramente a eficácia das vacinas e a importância de criar uma imunidade coletiva”, reforça a coordenadora da Célula de Imunização da Sesa, Kelvia Borges.

Ainda segundo Borges, o trabalhador com esquema desatualizado poderá tomar mais de um tipo de vacina sem prejuízos à eficácia dos imunizantes e à sua saúde. “Nestes casos, para as vacinas disponíveis, não há qualquer contraindicação”.

Doação de sangue e medula

A programação também terá ponto de apoio do Hemoce, unidade vinculada à Sesa, para doação de sangue e cadastro de doação de medula óssea. O ônibus adaptado para receber os voluntários tem capacidade para atender até cerca de 60 pessoas por dia. O espaço conta com duas cadeiras de coleta, sala de triagem e cantina. A equipe é composta por recepcionista, médico, enfermeira, técnico em Enfermagem e zeladoria.

Critérios para doar sangue:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade
– Estar saudável
– Bem alimentado
– Pesar acima de 50kg
– Apresentar um documento de identificação oficial e com foto

Os candidatos com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Autorização assinado por pais ou responsável legal. Acesse o documento

O Hemoce relembra que é importante realizar o agendamento para doar sangue. O horário pode ser reservado pelo site ou pelo WhatsApp (85) 99681-7597.

Critérios para cadastro de medula óssea:
– Ter entre 18 e 35 anos de idade
– Apresentar um documento de identificação oficial com foto
– Não apresentar doenças oncológicas (câncer)

O cadastro será concluído com a assinatura de um termo de consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (5ml).

Serviço

“Ceará de Oportunidades” – Sala de vacinação da Sesa e unidade móvel do Hemoce
Data: Segunda-feira, 2 de maio de 2022, das 9h às 15h
Local: Praça do Ferreira – Centro – Fortaleza

(*) Com informações Governo do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp