O Ceará está entre os cinco estados brasileiros com maior quantidade de empregos na indústria siderúrgica. No período de 2006 a 2015, houve crescimento de 767,3% na geração de postos de trabalho. Segundo análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos (Etene), o resultado positivo está relacionado à implantação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), primeira usina integrada no Nordeste e que funciona dentro da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) brasileira. O trabalho está disponível para consulta no endereço www.bnb.gov.br.

Em junho de 2016, a usina iniciou a produção de placas de aço, voltada para geração de produtos laminados de alta qualidade para a indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. A capacidade instalada é de 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Na Região Nordeste, a indústria siderúrgica era responsável por apenas 0,6% dos empregos formais da indústria de transformação, em 2015. No entanto, há uma tendência de aumento desta participação, justamente por conta do recente desenvolvimento do polo siderúrgico no Ceará.