O Ceará amplia a presença no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a posse, nesta quarta-feira (22), do ministro Teodoro Silva Santos após nomeação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com Teodoro, o Ceará fica agora com duas vagas no STJ – o outro cearense é o ministro Raul Araújo. O STJ foi renovado com a chegada de três ministros – além de Teodoro, foram empossados, também, José Afrânio Vilela, de Minas Gerais, e Daniela Teixeira, de Brasília.


Lideranças empresariais e políticas, representantes das diversas áreas da advocacia, do Ministério Público Estadual e Federal e do Judiciário, prestigiaram a posse dos novos ministros que reuniu, na solenidade, em Brasília, cerca de 800 participantes.

Entre as lideranças políticas do Ceará, prestigiaram a posse do Ministro Teodoro Silva Santos o governador Elmano de Freitas, o Ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

COMPROMISSO COM O CEARÁ E O BRASIL

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, representou o presidente Lula na solenidade. Vinte e quatro horas antes da posse, o presidente Lula recebeu no Palácio do Planalto os três novos ministros e a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura. A visita foi marcada pela entrega dos convites para a solenidade.

Empossado ministro do STJ, Teodoro Silva Santos destacou a legalidade, o compromisso com o Ceará e o Brasil: ‘’Tudo dentro da legalidade, porém jamais deixarei de ver nosso Nordeste, principalmente o Ceará, na condição de um alvo que nós devemos prestar a jurisdição com tranquilidade e com amor. Porque lá é a minha terra. Eu sou ministro do Brasil todo, mas não posso negar as origens. Sou cearense e sou nordestino”, destacou o filho ilustre de Juazeiro do Norte.