Em um intervalo de pouco mais de duas horas, o Ceará registrou duas chacinas na noite deste sábado (17). Ao todo, oito morreram nas chacinas que ocorreram nos municípios de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, e em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

O primeiro caso ocorreu, por volta das 21h, na localidade de Arraial Santa Isabel, Toca do Cururu, no Município de Aracoiaba. Inicialmente, policiais militares receberam a informação sobre várias pessoas lesionadas a bala. Em seguida, equipes da Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), Força Tática, Policiamento Ostensivo Geral (POG), de Antônio Diogo, e homens da Guarda Municipal de Aracoiaba foram para o local do crime e encontraram quatro vítimas de disparos de arma de fogo no local, todas mortas. 

Até agora, não há informações sobre os acusados do crime e motivação dos assassinatos. A Polícia Civil investiga o caso.

Pouco mais de duas horas depois do caso registrado em Aracoiaba, policiais militares foram acionados para uma ocorrência de múltiplas lesões a bala no município de Caucaia. Ao chegar no bairro Urucutuba, as patrulhas encontraram quatro vítimas, todas do sexo feminino e ainda não identificadas, mortas dentro da casa.

A Polícia Militar do Estado prendeu um homem que supostamente teria envolvimento na morte de quatro mulheres, na manhã deste domingo (18), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Em resposta aos casos, o governador Elmano de Freitas (PT) determinou, por meio das redes sociais neste domingo (18), que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPS) dê “celeridade nas investigações para encontrar os criminosos que cometeram as chacinas”. Além disso, o governador categorizou os crimes como “graves e inaceitaveis”.

“Determinei ao nosso secretário da Segurança Pública rigor absoluto nas investigações e diligências para a prisão imediata dos responsáveis pelos crimes”, escreveu Elmano de Freitas.

Criminalidade

Além das duas chacinas com oito mortos foram registrados outros 14 homicídios no Estado, totalizando 22 mortes. Os crimes ocorreram nos bairros Moura Brasil (1), Bonsucesso (1), José Walter (1) e Jardim das Oliveiras (1), em Fortaleza.

Já na RMF, os homicídios foram registrados em Pacajús (1), Guaiúba (1), Caucaia (5) e  Pindoretama (1). No Interior Norte, as forças de segurança contabilizaram mortes em Canindé (1), Itarema (2), Aracoiba (4) e Boa Viagem (1). Por fim, no Interior Sul, houve mortes em Acopiara (1) e Juazeiro do Norte (1).