O Brasil teve no 1º semestre deste ano 2.886 pessoas mortas por policiais, 120 a mais que no mesmo período de 2018. A alta no dado, no entanto, não é uma tendência nacional: a maioria dos estados, inclusivo o Ceará, teve queda nos registros nos primeiros seis meses de 2019. O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Dos 27 Estados, 15 tiveram uma queda nas mortes cometidas pela polícia, 10 registraram uma alta e um se manteve no mesmo patamar.
Os 15 estados com queda são: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
O Ceará registrou queda de 29,4% na quantidade de pessoas mortas por policiais. Foram 84 este ano, contra 119 no mesmo período do ano passado. A maioria das mortes em decorrência de intervenção policial (mais de 90%) aconteceu com oficiais em serviço.
Confira a tabela do G1: