Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) revelam que durante o ano de 2021, 18 cidades do Ceará não registraram mortes no último ano. Contudo, do total de homicídios do ano passado, 5 cidades, juntas, contabilizam 45?% desses crimes.

Dentre os municípios com menor índice de mortes, a cidade de Caririaçu tem o maior número de habitantes, pouco mais de 27 mil residentes, conforme estimativa do IBGE. Já os municípios considerados como mais perigosos no Ceará, devido ao alto índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, são: Fortaleza, com 902 casos; Caucaia, 276; Maracanaú, 116; Sobral, 110; e Juazeiro do Norte, 92 casos. Somadas as ocorrências nas cinco localidades são 1.496 homicídios, quase 45% dos 3.299 contabilizados pela SSPDS em todo o Estado, em 2021.

O levantamento aponta que 37 municípios têm baixo índice de CVLIs, considerando que neles foram registrados de um a três assassinatos em 2021. Entre eles temos: Aiuaba, Ererê, Mulungu, Palmácia e Senador Pompeu. Predomina no Interior o seguinte perfil das vítimas: sexo masculino, baixa escolaridade, de 18 a 35 anos e morta por disparos de arma de fogo.

As 18 cidades que não registraram homicídios em 2021 são:
Altaneira
Antonina do Norte
Arneiroz
Baixio
Caririaçu
Catarina
Chaval
Granjeiro
Ipaporanga
Itaiçaba
Meruoca
Miraíma
Moraújo
Piquet Carneiro
Porteiras
Potiretama
Tarrafas
Umari

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp