Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) dispõe da maior rede do Nordeste de pluviômetros instalados em centros urbanos e em áreas rurais do Nordeste. Para registrar o volume de chuva de chuva diário em cada uma das 184 cidades do Ceará, a fundação conta com uma rede de voluntários, que têm instalados pluviômetros em suas propriedades.

Há no Ceará, 550 pluviômetros instalados em órgãos públicos e em unidades agrícolas. A maioria está na zona rural. Os leituristas são voluntários convocados pela Funceme. Eles foram treinados pelos órgãos e há confiança depositada no trabalho. Os equipamentos da Funceme seguem um padrão internacional da Organização Meteorológica Mundial, e cada milímetro registrado no equipamento equivale a um litro de água por metro quadrado.

Os meteorologistas do órgão reconhecem que apesar de ter a maior rede pluviométrica da região nordestina, há necessidade de instalação dos medidores da quantidade de chuva nas sedes de todos os distritos municipais. A Funceme começou a monitorar a quantidade de chuva a partir da instalação dos primeiros pluviômetros em 1973, nas cidades de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e em Acopiara, na região Centro-Sul Cearense. Desde então o número de equipamentos aumenta a cada ano.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp