20/04/2010 - Policiais do 14º BPM (Bangu) e da 34ª DP (Bangu), três blindados, fazem operação na zona oeste para capturar Márcio José Sabino Pereira, o Matemático e cumprir outros 39 mandados de prisão. Seis homens morreram em confronto com a polícia. Três dos homens mortos estavam dentro de um carro que foi atingido por tiros disparados por um caveirão e explodiu - eles morreram carbonizado, na Rua Farmacêutico, em Bangu. Na foto, armas apreendidas pela polícia no local da explosão. Foto de Severino Silva /AG O DIA POLÍCIA, CRIME, VIOLÊNCIA, TRÁFICO, BUSCA, TRAFICANTE, OPERAÇÃO, TIRO, MORTE

Um levantamento realizado pelo Ministério Público de São Paulo mostra que o Ceará é o segundo estado do país em número de filiados de facções criminosas. A pesquisa apontou que na Região Nordeste existem 6.671 membros de uma única facção criminosa. No primeiro semestre desse ano foram 2.229 mortes violentas no Ceará, contra 1.777 no mesmo período do ano passado, o que representa crescimento de 25,4% se comparado ao mesmo período de 2016..

Pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que metade dos moradores do Nordeste sentem a presença do crime organizado na vizinhança. Para o pesquisador Luiz Fábio Paiva, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC), a falta de controle e a superpopulação nos presídios contribuem para o avanço das organizações criminosas.

Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado afirma que não reconhece os dados divulgados e informa que todos os crimes violentos registrados dentro das unidades prisionais são comunicados à Polícia Civil para os procedimentos necessários. A nota diz, ainda, que a Secretaria de Justiça (Sejus) tem um trabalho permanente de monitoramento das unidades e quando identifica risco à vida de algum interno, as medidas necessárias são adotadas.