O programa CelularSeguro, implantado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), já recebeu mais de 30 mil pedidos de bloqueios de aparelhos celulares furtados, roubados ou perdidos. Os dados foram divulgados pelo ministério nesta terça-feira (12).

Criado em dezembro do ano passado, o programa tem 1,7 milhão de usuários cadastrados e 1,3 milhão de aparelhos de telefone celular registrados. Após o registro do equipamento, o telefone pode ser bloqueado remotamente por meio de um “botão de emergência” em caso de perda, furto ou roubo.

O bloqueio feito desta maneira permite que bancos e instituições financeiras que façam parte do programa bloqueiem as contas utilizadas no telefone. Só nos 4 dias carnaval deste ano, no começo de fevereiro, foram mais de 2,3 mil pedidos de bloqueio.

Quem se cadastra no programa pode realizar o bloqueio por computador, em um site específico, ou indicar pessoas de confiança autorizadas a bloquear o celular. O Ministério alerta, no entanto, que o processo não pode ser desfeito.