Com o início das chuvas no Estado e na Capital, um conjunto de ações preventivas, vem sendo cumprida para a realização do cronograma de limpeza de recursos hídricos em todos os bairros em Fortaleza.
A ação ocorre com o objetivo de conter riscos de inundação e alagamento e providencia a retirada de lixo e aguapés dos espaços. As intervenções fazem parte do conjunto de ações de limpeza urbana previstas no plano de trabalho para a quadra chuvosa de 2021.
Somente no mês de janeiro deste ano, a gestão municipal já providenciou a limpeza de 35 recursos hídricos entre lagoas e canais, que resultou em 4.842 toneladas de lixo e aguapés. Além disso, foram desobstruídas, também no mês passado, 711 bocas de lobo na capital cearense.
“Um dos exemplos de limpeza concluída é o Lago Jacarey, onde recolhemos 150 toneladas de lixo e aguapés. Durante todo o ano, mantemos o serviço de limpeza, fazendo as ações necessárias. Mas, no período que antecede a quadra chuvosa, intensificamos a quantidade de funcionários e máquinas. Iniciamos o processo com antecedência para, quando começar o ano de 2021, já estarmos com os trabalhos adiantados”, explica o gerente de limpeza urbana de Fortaleza, Plácido Macedo.
De novembro de 2020 até o fim de janeiro de 2021, já foi realizado a limpeza de 85 recursos hídricos, sendo 72 canais e riachos e mais 13 lagoas e açudes. Juntando o número de bocas de lobo desobstruídas, são mais 2.029 bocas de lobo na somatória geral.
Na quadra chuvosa de 2020, a limpeza de 161 canais e lagoas, que são constantemente monitorados recolheu mais de 26 mil toneladas de materiais. Além disso, foi realizada a desobstrução de 6.315 bocas de lobo em toda a cidade.
(*) Com informações da Prefeitura de Fortaleza.