Após 19 dias de campanha eleitoral nas ruas, já foram recebidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará 792 denúncias de irregularidades na propaganda de partidos e candidatos por todo o Estado. Na última semana cerca de 210 novas denúncias foram apresentadas pelo eleitorado cearense.
O eleitor pode fazer a denúncia das propagandas irregulares nas Eleições 2020 por meio de dois canais da Justiça Eleitoral. Um deles é o Formulário Eletrônico de Denúncias, disponibilizado no site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
A ferramenta, que recepcionou 27,7% das reclamações apresentadas, exige do denunciante a indicação do local e do endereço da propaganda indevida, do conteúdo e dos nomes dos supostos beneficiários, além de provas ou indícios da irregularidade noticiada.
A outra ferramenta disponível para denunciar ilícitos na propaganda eleitoral é o aplicativo Pardal do Tribunal Superior Eleitoral. O aplicativo, que recebeu 72,3% das denúncias, solicita ao denunciante o envio de foto e de um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada.
(*) Com informações do TRE-CE