É difícil de acreditar, mas nesta semana caiu granizo no Ceará. O nome do município chama-se Parambu e fica no Sertão dos Inhamuns. Esse fenômeno que ocorreu no sudoeste do Estado é bem raro, mas pode se repetir neste final de semana no Nordeste do país.

De acordo com a meteorologista consultora do INMET, Ingrid Peixoto, o que aconteceu em Parambu foi um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que é um sistema de baixa pressão atmosférica em níveis altos, que estimula a formação de nuvens carregadas. Segundo ela, estas nuvens podem vir acompanhadas de raios, descargas elétricas e até mesmo granizo.

“O forte calor da região, associado a alta umidade disponível na atmosfera, potencializou o desenvolvimento da nuvem Cumulonimbus, caracterizada pelo seu grande desenvolvimento vertical. Estas nuvens produzem grande volume de chuvas, de forte intensidade e curta duração. Pode vir acompanhada de raios, descargas elétricas e até mesmo a possibilidade de queda de granizo como o ocorrido no sudoeste do Estado do Ceará.”

Segundo a meteorologista, ainda neste final de semana, há possibilidade de queda de granizo no Ceará, Rio Grande do Norte e no sertão da Paraíba.

“Esta é a pré-estação chuvosa da região do semi-árido nordestino e a tendência é que as chuvas continuem com grandes volumes e até mesmo com esta possibilidade de queda de granizo, principalmente no sábado e no domingo sobre as áreas do Ceará, Rio Grande do Norte e no sertão da Paraíba. Na segunda-feira, dia de Natal, as chuvas tendem a diminuir por toda a região.”

A temperatura para este final de semana na região Nordeste do país vai variar de 16ºC a 37ºC.

Com Agência do Rádio Mais