Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Para sensibilizar e garantir a participação efetiva da sociedade num processo de gestão integrada, compartilhada e descentralizada, foi realizada a Reunião Informativa do Sistema Hídrico Pedras Brancas, nesta terça-feira (29), no distrito da Lagoa da Serra. O objetivo é apresentar a situação hídrica atual do reservatório.

A reunião ocorreu a partir da mobilização social, com visitas às instituições públicas, organizações da sociedade civil e usuários de água, dos municípios de Banabuiú, Quixadá e Quixeramobim, e da Comissão Gestora.

Na ocasião foram explanados os dados sobre a evolução histórica volumétrica e os cenários de esvaziamento do açude Pedras Brancas, destacando as demandas. A capacidade do reservatório é  456.000.000 m³ e o volume atual é 33.339.414 m³ (7,31%).

A discussão foi baseada nas deliberações do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, que baseado na Lei Estadual dos Recursos Hídricos a 14.844/10 priorizou as demandas de abastecimento humano para reservatório.

Estiveram presentes na reunião o secretário-geral do Comitê do Banabuiú, José Cláudio da Silva, membros do Colegiado e representantes da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Pedras Brancas. A Cogerh/Quixeramobim estava representada pelos coordenadores, Dayana Magalhães e Luis César Pimentel, e o assistente administrativo, Hugo Costa.

Com informações o governo do Estado do Ceará