A corrida pela Presidência da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC) abre o debate sobre a realidade no campo e o novo cenário que está sendo construído para maior assistência técnica e mais fortalecimento das atividades do setor agropecuário. O líder classista Amílcar Silveira, que é candidato à presidência da FAEC, destacou, nesta terça-feira (19), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, a força do agronegócio no Ceará, que tem 383 mil estabelecimentos e concentra 20% de todas as exportações do Estado.


O potencial de riquezas, com geração de milhares de empregos, de acordo com Amílcar Silveira, pode ser dobrado, em 20 anos, se a FAEC assumir o protagonismo do desenvolvimento da economia cearense. Uma das propostas, segundo ele, é a criação do Programa Agro +20, que buscará maior organização entre os produtores rurais e mais diálogo com o Governo do Estado.

DIÁLOGO COM GOVERNO DO ESTADO


‘’Vamos fazer um programa para a FAEC ser protagonista do desenvolvimento do Estado do Ceará’’, defende Amílcar, ao dizer, ainda, que a agropecuária tem um potencial fantástico para crescer. Segundo Amílcar, o agronegócio no Ceará é pujante, mas precisa de um novo momento, com transformações que poderão ser feitas a partir de uma nova agenda liderada pela Federação da Agricultura.


Uma das ações, conforme Amílcar, é a criação do Instituto FAEC para construir parcerias e ampliar a assistência técnica aos produtores rurais. Como líder do setor agropecuário, Amílcar mexe, também, com a autoestima de quem vive da atividade no campo e considera que, com assistência, todos terão a oportunidade de crescer.

‘’Produtor rural é um só, pode ser pequeno, médio ou grande, ele não pode ser fadado a ser pequeno o resto da vida. Ele é o pequeno de hoje, o médio de amanhã e o grande do futuro’’, disse Amílcar, ao falar, também, do diálogo com o Governador Camilo como porta de entrada para maior mobilização das entidades que trabalham o fortalecimento das atividades agropecuárias.


‘’A ideia nossa é articular com o governo, procurar o governador Camilo Santana, conhecer as suas políticas, mostrar as nossas necessidades e fazer a mea culpa da omissão durante o tempo todo’’, afirma Amílcar, para quem, com mobilização, diálogo e mais parcerias o agronegócio pode crescer ainda mais e ampliar a quantidade de empregos no campo e nas cidades.

JORNAL ALERTA GERAL


A entrevista com o agropecuarista Amílicar Silveira, com a participação do jornalista Beto Almeida, foi ao ar, nesta terça-feira, no Jornal Alerta Geral, que é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza e tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio no Interior. O Jornal Alerta Geral, com imagens, é transmitido, também, pelas redes sociais do @cearaagora.