Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com a inauguração do Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, em Cruz (CE), o turismo em Jericoacoara deve ter um crescimento de até 7% nos primeiros 12 meses de funcionamento do terminal, e de 20% nos próximos três anos. O voo inaugural foi realizado no último sábado, partindo de Congonhas, em São Paulo, com 177 passageiros a bordo.

Com o crescimento do número de turistas, começa a chamar mais ainda a atenção para a necessidade de se preservar a área de proteção ambiental e de se promover o turismo sustentável. A professora Evanir Morais, do curso de gestão em turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), no campus de Canindé, celebra o novo terminal de passageiros, mas aponta, como ressalva, a questão da gestão sustentável do lugar.

Segundo a Setur, as questões sobre o acesso à vila, estacionamento, coleta de lixo, água e saneamento são objetos de uma pesquisa que está em andamento em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Uma das propostas em debate é a de limitar o número de turistas que entram e permanecem na vila, a exemplo do que ocorre em Fernando de Noronha (PE).