Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou novos pontos de imunização contra Influenza, em Fortaleza. A medida vem após o surto de casos de síndromes gripais explodirem em alguns estados e já registrar 18 casos de  Influenza A H3N2 no Ceará.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Influenza no início deste ano, até a primeira quinzena de dezembro, mais de 789 mil doses de vacina contra a gripe foram aplicadas. O imunobiológico ainda está disponível nos 116 postos de saúde de Fortaleza, tendo como público-alvo qualquer residente de Fortaleza a partir dos seis meses de vida.

Nos últimos dias, a vacinação da influenza também foi ampliada para os centros de vacinação contra a Covid-19. As pessoas que buscam o Centro de Eventos, SESI Parangaba e os shoppings Iguatemi, Riomar Fortaleza e Riomar Kennedy para receber alguma dose da vacina contra a Covid-19 também podem ser vacinadas contra a gripe pelas equipes de imunização.

Com o aparecimento de casos de síndrome gripal no Estado, é importante se manter alerta para identificação precoce da doença. Como os sintomas são parecidos com a Covid-19, é importante que o paciente realize o exame para receber o tratamento adequado. Os sintomas incluem febre alta, dores nas articulações, nariz congestionado, tosse, inflamação na garganta e fortes dores de cabeça. Pode haver vômito e diarreia, principalmente em crianças

No caso de sintomas leves de síndrome gripal, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a pessoa procure atendimento em um dos 116 postos. Já no caso de sintomas moderados e graves, os pacientes devem se dirigir a uma das 12 UPAs na Capital. As medidas preventivas contra a Influenza são as mesmas utilizadas contra a Covid-19: lavar as mãos, usar álcool em gel, usar máscaras descartáveis, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações, além da vacinação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp