Os delegados do PT vão às urnas, nesse domingo (21 de abril), para definir o nome que o partido lançará à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. São 200 delegados aptos a votar. Lideranças estaduais e municipais conversam sobre entendimentos para evitar embate interno.
O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, conquistou 119 delegados (59% dos votos) e chega ao encontro de domingo com força eleitoral para ser oficializado candidato à sucessão do prefeito José Sarto (DDT).
APOIO DE CAMILO, LULA E ELMANO
Evandro chegou ao PT com o apoio do Governador Elmano de Freitas, do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente Lula. Após se filiar ao PT, Evandro conquistou apoio entre os militantes e, agora, caminha para ser anunciado, no domingo, como candidato à Prefeitura da Capital.
FORÇA DE LUIZIANNE NO PT
A deputada federal Luizianne Lins, que reúne o segundo maior número de delegados (58), não entregou os pontos, trabalha para ser escolhida a candidata do PT e, mesmo sem o apoio da cúpula partidária, sabe que o poder de mobilização da militância pode redefinir os rumos de um cenário que, para alguns está consolidado.
Luizianne tem, porém, consciência que o cenário é adverso e, nesta sexta-feira, conversa com os militantes políticos que a apoiam para avaliar qual posição deve assumir diante da possível candidatura de Evandro Leitão.
Evandro desembarcou no PT no final do ano passado e chegou como o nome capaz de unir, pelo menos, 10 siglas na ampla aliança articulada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana.
A costura da pré-candidatura de Evandro tem, além do apoio de Camilo, o engajamento do Governador Elmano de Freitas e a simpatia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
DELEGADOS AO ENCONTRO DO PT
Evandro – 118 delegados
Luizianne – 58 delegados
Guilherme – 20 delegados
Larissa – 04 delegados