Foto: Reprodução Hemoce

A rotina de doação de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, o Hemoce, teve de passar por mudanças desde o início da pandemia de Covid-19.

As doações de sangue passaram a ser marcadas com antecedência, o horário de atendimento foi ampliado e novos postos de coleta foram implantados.

O que se manteve foi o compromisso de doadores: entre janeiro e dezembro de 2020, o Hemoce recebeu mais de 90 mil doações de sangue, quantidade que atendeu pacientes cearenses e de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais.

Guilherme da Costa foi um desses doadores. Com o período pandêmico, o estudante refletiu sobre a necessidade da ação.

“Nesse cenário da pandemia, consegui perceber meu lugar de privilégio na sociedade, porque passei meses em casa e senti tédio. Acontece que, no meio desse tédio, percebi que eu só estava em casa porque tinha alguém na rua, trabalhando, longe de casa, se expondo à doença. Então, se tem algo que aprendi no meio desse caos todo, foi olhar para o outro”, afirma.

Uma das atitudes do jovem para ajudar quem mais precisa foi realizar a doação de sangue pela primeira vez. Além de doar, ele decidiu comemorar a data de aniversário na sede do Hemoce e convidou amigos e familiares para celebrar o momento realizando as doações.

“Pensei que poderia ser legal para as pessoas que receberiam e para os meus amigos que iriam a um lugar diferente fazer uma ação legal não só pra mim”, reconhece.

O plano, ele conta, é manter como hábito a doação de sangue e, assim, continuar ajudando a salvar vidas.

“Já fiz a minha segunda doação. Pra mim, não tem como não continuar indo, porque eu tiro só 20 minutos do meu dia, a cada 2 meses; não me faz falta alguma, mas sei que ajuda muito”.

Em 2020, mais de 48% das doações recebidas no Hemoce foi de doadores regulares, ou seja, de pessoas que doam mais de uma vez por ano. Entre janeiro e dezembro de 2020 foram coletadas 92.524 bolsas de sangue, 8% a menos do total de doações no mesmo período em 2019.

O Hemoce encaminhou bolsas de sangue para São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e Paraná.

(*) Com informações do Governo do Estado do Ceará.