Doses da vacina contra febre amarela não estão sendo suficientes para atender a população nos postos de saúde de Fortaleza. Com o surto da doença em diversos estados do país, houve aumento da procura na capital cearense. Apesar de os postos serem abastecidos mensalmente, em algumas unidades as doses estão acabando antes do fim do dia, e há filas extensas.

Um dos motivos para a falta das doses, segundo a Secretaria da Saúde, é que os turistas estão aproveitando para tomar a vacina em Fortaleza, antes de voltar para o estado de origem.

A secretaria informa que, até dezembro, o Ministério da Saúde enviava 2.500 doses ao estado, o suficiente para o período de um mês. Neste mês de janeiro, foram pedidas 5.500 doses, das quais 3.500 já foram aplicadas.

Para conseguir a dose da vacina, é preciso apresentar comprovante de viagem com destino aos estados endêmicos. Apenas Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba estão fora da lista de vacinação.

Crianças menores de seis meses, grávidas, pessoas com mais de 60 anos e alérgicos ao ovo não devem receber a medicação. A vacina também é contraindicada para pessoas com sistema imunológico debilitado por conta de alguma doença.

Com informações do G1 Ceará