Foto: José Leomar

A folia de carnaval deste ano é marcada pelos impactos da pandemia da Covid-19. Ao invés de ruas e praças lotadas, os cearenses tiveram que reforçar o isolamento na tentativa de combater a transmissão das doença.

Tradicionalmente popular no período de carnaval, o município de Aracati reforçou a segurança nas entradas da cidade para evitar a chegada de foliões e combater aglomerações. Mais de 1.500 veículos foram fiscalizados.

Os municípios de Fortaleza, Caucaia, Jijoca de Jericoacoara, Aracati, Sobral e Paracuru também instalaram barreiras sanitárias.

Quem comprou passagens de ônibus para viajar entre os dias 12 e 17 não precisa se preocupar: os bilhetes têm validade de um ano. Então, quem quiser remarcar a data pode ir às agências a partir da próxima quinta-feira (18).

Fiscalizações

A Agência de Fiscalização de Fortaleza e Vigilância Sanitária do Governo do Estado visitam, neste período, os estabelecimentos para assegurar o cumprimento do decreto. No 1º dia de carnaval, sete estabelecimentos comerciais foram interditados nessa sexta-feira e seis tiveram de cessar suas atividades.

“A Agefis dará continuidade às ações de fiscalização diurna e noturna, visando a prevenção de aglomerações e o cumprimento das medidas sanitárias previstas nos decretos municipal e estadual de enfrentamento à Covid-19, além de verificar infrações previstas no Código da Cidade”, afirmou em nota.

Medidas do Governo

Como resposta ao aumento dos casos na capital e no interior do estado, o governo adotou medidas como controle de entrada e saída de veículos em Fortaleza; a suspensão do transporte intermunicipal e a recomendação de instalações de barreiras sanitárias nas cidades turísticas.

Um decreto em vigor em todo o Ceará proíbe a realização de festas; barracas de praias podem funcionar até 15h, e restaurantes em outros locais da cidade, até 20h. Veículos com “paredões” ou equipamentos dede som de alto volume são impedidos de entrar no município. O uso de som automotivo também está proibido.