Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção às arboviroses, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), iniciou nesta quarta-feira, 4, a Caravana do “Dia D” da Educação nas unidades escolares. A mobilização, feita em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fomenta o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika.
A ação, que passará semanalmente em cada um dos seis Distritos de Educação da capital, integra o conjunto de atividades já realizado na Rede Municipal. “Toda quarta-feira é o ‘Dia D’ de combate nas nossas unidades. Somando-se a isso, a partir deste mês de maio, escolhemos algumas escolas para receber a Caravana. Essa movimentação faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses”, explicou Andrea Perez, gerente da Célula de Assistência ao Educando, da Coordenadoria de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar da SME.
Dando início a Caravana do “Dia D”, na manhã desta quarta, a Escola Municipal Professora Maria Fernanda de Alencar Colares (Distrito 6) recebeu a programação com apresentação musical e participação de um Educador de Saúde, orientando os alunos sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e tarefas a serem adotadas no dia a dia para o enfrentamento ao mosquito.
Para a diretora Jamile Moura, a iniciativa valoriza os conteúdos trabalhados na rotina pedagógica. “A nossa escola já é muito atuante e esse tipo de ação vem para agregar, especialmente neste período chuvoso onde os casos aumentam. Esse é mais um estímulo para os alunos entenderem o assunto, idealizarem novos projetos em sala de aula e levar para casa todo esse conhecimento”, disse.
Além do caráter preventivo e de promoção da saúde, as atividades do “Dia D” também estimulam o protagonismo estudantil. Na unidade escolar da Lagoa Redonda, por exemplo, os estudantes abordaram a temática através de um folder, idealizado pela turma do grêmio. “Fizemos esse material todo a mão com o intuito de repassar informações importantes aos nossos colegas. Fácil de entender, ele foi feito para que o assunto seja absorvido e gere uma prevenção ainda maior”, destacou Bianca Almeida, aluna do 9º ano.
A agenda da Caravana do “Dia D” continua na próxima quarta-feira, 11, na Escola Municipal Jacinto Botelho (Distrito 5). Ao longo do mês, a programação percorrerá os demais Distritos de Educação, mobilizando a participação de alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar. A iniciativa faz parte do plano de ações do Selo Escola Amiga da Saúde, comenda que reconhece os projetos de alunos e educadores envolvidos nas ações de combate às arboviroses no município de Fortaleza.
(*) com informações da prefeitura de Fortaleza