A partir de agora, o consumidor da linha pré-paga que quiser fazer uma consulta para verificar a ocorrência de fraudes com linhas associadas indevidamente ao seu CPF, já podem verificar a possibilidade de cadastros indevidos. A consulta pode ser feita por meio do CPF e as empresas de telecomunicação brasileiras disponibilizaram, em parceria com a Anatel, um site para que o usuário possa checar as informações.
A consulta vale para os celulares das prestadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vai possibilitar ao consumidor verificar a existência de linhas pré-pagas em seu nome. Caso o consumidor encontre alguma divergência ou cadastro indevido, basta solicitar o cancelamento.
De acordo com dados da Anatel, hoje no Brasil há cerca de 135 milhões de celulares pré-pagos e, destes, três em cada 1.000 apresentam inconsistências cadastrais. A iniciativa tem como objetivo garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes e proporcionar mais segurança aos consumidores.
O pedido de cancelamento feito pelo usuário deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada automaticamente (no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana).