O início da Copa do Mundo da Rússia, as festas juninas no país e a proximidade das eleições podem enfraquecer ainda mais o ritmo de votações no Congresso Nacional nas próximas semanas. Com isso, temas polêmicos e medidas provisórias do governo, como os compromissos assumidos com a greve dos caminhoneiros, podem ser afetados e ficar sem a definição dos parlamentares.

Embora o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM), já tenha negado recesso durante o período da competição, afirmou que os arraiás podem impactar no quórum das votações da Casa.

Quanto à Copa do Mundo, Maia comemorou que os jogos ocorrerão sempre em dia útil e ressaltou a importância de dar continuidade às atividades do Plenário. Entre as medidas que precisam ser analisadas está o projeto que regulamenta o transporte rodoviário de cargas no país. O projeto de lei sequer foi discutido em plenário pelos deputados. A proposta estabelece regras para parte das reivindicações dos caminhoneiros que ficaram parados por 10 dias em todo o país.