Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Coral do Tribunal de Justiça do Ceara (TJCE) completa 23 anos de criação nesta quinta-feira (20/09). Para marcar a data, os coralistas farão apresentação especial às 12 horas, no subsolo do Palácio da Justiça, bairro Cambeba.

“Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Com que roupa que eu vou”, de Noel Rosa, são algumas das músicas que serão cantadas. Na ocasião, com novo figurino, reunirá sopranos e contraltos (vozes femininas), tenores e baixos (vozes masculinas), totalizando 24 coralistas. Uma das organizadoras do evento é a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, considerada “a madrinha” do Coral.

CRIAÇÃO
Criado em setembro de 1995, na gestão do desembargador José Ari Cisne, o Coral nasceu do esforço do Grupo de Trabalho do Memorial (GTM) que, na reconstrução da história do Judiciário cearense, se preocupou em desenvolver atividades de interação social e cultural no âmbito da Instituição. Vale ressaltar que a servidora Maria Fátima Aquino de Sousa foi a responsável pela elaboração do projeto de criação do Coral, a partir da GTM.

Na Presidência do desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, foi regulamentado por meio da Portaria nº 407/2013, em 25 de abril daquele ano. Já aturam como regentes: José Carlos Ferrari Júnior (já falecido), no intervalo de 1995-2000; e Júlio César (2000/2012). Atualmente é dirigido pela maestrina Domísia Sabina de Almeida, do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. O corregente é Clairton de Moraes Santiago.

O objetivo do Coral é “tornar os ambientes (secretarias, secções e departamentos) mais alegres e descontraídos por meio da música, além de difundir a prática do canto em todos os seus gêneros e formas”, destaca Domízia Almeida. As apresentações são feitas em solenidades oficiais do Judiciário, festivais, eventos regionais e nacionais.

COMPOSIÇÃO
Em 26 de dezembro de 2016, foi criada a Associação dos Coristas do Tribunal de Justiça do Ceará, com a seguinte composição:
VOZES GRAVES
Ana Matos Freitas
Ângela Márcia Fernandes Araújo
Antônio de Pádua Oliveira Correia
Enai de Sousa Torres
Fernanda de Morais Hyppólito Nunes
Hertz Gomes Fernandes Vieira
João Celmo Pinheiro de Andrade
João Helson Carvalho Franklin
Júlio César Martins Filho
Maria Fátima Aquino de Sousa
Maryane Xavier Carvalho
Mônica Sales de Mendonça
Stela Carmen Ferreira Lustosa
VOZES AGUDAS
Alba Maria de França Façanha Costa
Ângelo José Barbosa da Silva
Cristiane Lima V. Guilherme Rodrigues
Izabel Cecília Oliveira de Melo
Maria Cleocilda Batista
Maria Cristina Ramos Rosa
Maria de Fátima de Oliveira Guimarães
Maria José Alves de Mesquita
Milena Moreira de Goes Mendonça
Regina Cátia Nascimento e Silva
Rosa Laura de Oliveira Silva

 

 

Com informação do TJCE