Dois casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) foram notificados, nesta quarta-feira (26), segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Um deles já foi descartado. O outro aguarda resultado de exame laboratorial, que deve sair ainda hoje.
O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, afirmou que, como os casos se espalharam para países da Europa, é “natural que tenha aumento de casos suspeitos”.
O caso examinado e já descartado é de um profissional de saúde de 29 anos. O paciente foi identificado e constatado que estava com parainfluenza. O que segue em investigação é de um médico de 35 anos, que esteve no Hospital São José mas já está em casa. Ele apresentava sintomas de gripe, como dor de garganta, coriza e tosse. Ambos são de Fortaleza, estiveram na Itália e chegaram no último dia 20. Caso haja um resultado positivo para coronavírus e o paciente não tenha sinais de gravidade, o secretário explicou que ele deve ficar em isolamento domiciliar por 14 dias.
Para compartilhar informações e ajudar na prevenção, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que profissionais de saúde possam tirar dúvidas sobre o coronavírus. Os telefones são: (85) 3101 4860 e (85) 98724 0455.
O vírus
Após a confirmação do primeiro caso, em São Paulo, em um idoso recém-chegado da Itália, o alerta para a presença do coronavírus no Brasil aumentou. No Ceará, dois passageiros que desembarcaram do país europeu apresentaram sintomas de gripe e realizam exames para diagnóstico do agente viral.
De acordo com o Dr. Cabeto, os pacientes não podem ser considerados casos suspeitos, uma vez que os exames iniciais para detecção ou não de gripes comuns ainda não foram concluídos.