Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Dois casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) foram notificados, nesta quarta-feira (26), segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Um deles já foi descartado. O outro aguarda resultado de exame laboratorial, que deve sair ainda hoje.

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, afirmou que, como os casos se espalharam para países da Europa, é “natural que tenha aumento de casos suspeitos”.

O caso examinado e já descartado é de um profissional de saúde de 29 anos. O paciente foi identificado e constatado que estava com parainfluenza. O que segue em investigação é de um médico de 35 anos, que esteve no Hospital São José mas já está em casa. Ele apresentava sintomas de gripe, como dor de garganta, coriza e tosse. Ambos são de Fortaleza, estiveram na Itália e chegaram no último dia 20. Caso haja um resultado positivo para coronavírus e o paciente não tenha sinais de gravidade, o secretário explicou que ele deve ficar em isolamento domiciliar por 14 dias.

Para compartilhar informações e ajudar na prevenção, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que profissionais de saúde possam tirar dúvidas sobre o coronavírus. Os telefones são: (85) 3101 4860 e (85) 98724 0455.

O vírus

Após a confirmação do primeiro caso, em São Paulo, em um idoso recém-chegado da Itália, o alerta para a presença do coronavírus no Brasil aumentou.  No Ceará, dois passageiros que desembarcaram do país europeu apresentaram sintomas de gripe e realizam exames para diagnóstico do agente viral.

De acordo com o Dr. Cabeto, os pacientes não podem ser considerados casos suspeitos, uma vez que os exames iniciais para detecção ou não de gripes comuns ainda não foram concluídos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp