Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Baseado em recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) aos abrigos de idosos no que tange à segurança contra incêndio e pânico destas edificações, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará realiza amanhã (07) um exercício simulado de evacuação no prédio do Lar Torres de Melo, a partir das 10h. A iniciativa é resultado do trabalho de inspeção realizado pelas Promotorias de Justiça Cíveis de Fortaleza que atuam na tutela coletiva do idoso em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O objetivo do simulado é o de criar um plano operacional para um eventual acidente em que seja necessária a rápida remoção de pessoas. Numa ocorrência de incêndio, por exemplo, além do risco direto de queimaduras e asfixia, há também as injúrias provocadas pelo pânico das pessoas que tentam sair desordenadamente e acabam sendo pisoteadas ou andando em círculos, sem saber para que local seguro seguir.

Desta forma, para fechar os últimos ajustes da atividade desta sexta-feira, uma equipe de três oficiais composta pelo Ten Cel Jefferson, Ten Cel Freitas e Maj Joel, orientou a brigada de incêndio e o assessor técnico do Lar Torres de Melo sobre como realizar os primeiros procedimentos, antes da chegada das equipes de socorro que estariam em deslocamento para o local do sinistro.

No total, cerca de 350 pessoas, entre idosos e funcionários, frequentam o abrigo. Segundo o Ten Cel Freitas, comandante do 1º Grupamento de Bombeiros, atividades como esta evitam que um desastre de menor porte tome proporções devastadoras: “O Ministério Público sugeriu a realização deste simulado para que, através dele, outros abrigos de idosos fossem incentivados a observar as normas preventivas contra incêndio e pânico. Em países desenvolvidos, essas atividades já fazem parte da rotina de várias empresas, escolas e hospitais. Precisamos divulgar a prevenção aqui também. Ela é, sem dúvida, a forma mais eficaz e econômica de se salvar vidas”.

Com informação do Ministério Público do Estado do Ceará