Fortaleza terá, a partir partir desta segunda-feira (31), mais 15 pontos de vacinação contra a Covid-19 para reforçar a campanha de imunização durante a 4º fase. A informação foi dada pelo prefeito José Sarto Nogueira (PDT) pelas redes sociais. Serão 14 postos de saúde e uma nova sala de acolhimento para vacinação, instalada no shopping RioMar Kennedy. Todos os espaços vão atender, exclusivamente por agendamento, os grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. Além disso, também passará a contar com um caminhão itinerante de imunização para a população em situação de rua.

“Vamos atender também, exclusivamente por agendamento, em 14 postos de saúde e numa nova sala de acolhimento, instalada no shopping RioMar Kennedy. Com esse reforço, que se soma aos oito locais já conhecidos pela população, teremos ao todo 23 centros de vacinação na capital”, escreveu o prefeito.

Os novos locais irão somar aos oito já existentes na cidade, totalizando, com a ampliação, 23 centros de vacinação, atendendo de segunda a sexta-feira, além dos mutirões no fim de semana, conforme a disponibilidade de imunobiológicos.

Sarto também informou que por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a população em situação de rua vai ser imunizada por uma equipe que vai circular por bairros de Fortaleza em um centro de vacinação itinerante, chamado de Caminhão Cidadão.

Caminhão do Cidadão

A ação de ampliação dos pontos de vacinação da Prefeitura de Fortaleza também contará com um centro de vacinação itinerante. O Caminhão do Cidadão, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) irá, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acolher a população em situação de rua, público prioritário da quarta fase.

A partir de segunda (31), o centro de vacinação itinerante irá percorrer áreas da cidade, realizando a busca ativa de pessoas em situação de rua, orientando sobre a vacina, cadastrando e aplicando a vacina. O atendimento móvel também ofertará atendimento e orientações sobre a emissão de documentação.