Aplicativo Auxílio Emergencial ao Trabalhador A Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo para a liberação do auxílio emergencial a trabalhadores de baixa renda prejudicados pela pandemia do coronavírus. O pedido para receber o benefício pode ser feito no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA | Auxílio Emergencial, disponível nas lojas de aplicativos para celulares Android e IOS. O Senado aprovou a medida no dia 30 de março e a lei foi sancionada em 2 de abril de 2020 (Lei 13.982). Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

A Caixa Econômica Federal finalizou o pagamento da 2º parcela do auxílio emergencial. Já a 3º parcela do benefício começará a ser paga apenas no dia 20 de junho, para o grupo formado por trabalhadores informais, desempregados, MEIs e inscritos no CadÚnico. Já os beneficiários do programa Bolsa Família terão o dinheiro creditado na conta entre os dias 17 e 30 de junho.

O governo federal decidiu não abrir prazo para novos cadastros no auxílio 2021 e, com isso, o benefício será pago somente para quem recebeu alguma parcela do Auxílio original ou a extensão em dezembro de 2020. Para selecionar quem tem direito às novas parcelas, a Dataprev utilizou 24 bases de dados para checar se os cadastros se enquadram nas novas regras do Auxílio 2021. A consulta de quem foi aprovado para receber está disponível no portal da Dataprev que pode ser acessado no site consultaauxilio.dataprev.gov.br.

É importante lembrar que a Dataprev juntamente com o Ministério da Cidadania continuará checando mensalmente todos os cadastros aprovados antes de realizar um novo pagamento, para garantir que o dinheiro não seja recebido por quem não se encaixa nas regras previstas em lei. Assim, Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União farão a verificação dos dados e de possíveis fraudes.