Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na terça-feira (9), de videoconferência com o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto e demais gestores municipais da macrorregião do Cariri.

O encontro, promovido em parceria com a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), objetivou discutir acerca de medidas emergenciais, tendo em vista o recente e expressivo crescimento no número de casos da COVID-19 na região.

Na ocasião, foi apresentada a atual curva exponencial da doença nos municípios do Cariri e discutida a necessidade de medidas mais rígidas, no que diz respeito ao último decreto.

Segundo Dr. Cabeto, a regionalização das decisões da Saúde é fundamental para aproximar o Estado dos municípios e tomar decisões mais acertadas e estratégicas de acordo com as realidades locais, por meio do fortalecimento das regiões de Saúde, que defende que “transição não é flexibilização do isolamento social”.

A Aprece foi representada no encontro por seu presidente, Nilson Diniz, que ressaltou a importância de uma decisão do Estado específica para a região, sugerindo medidas mais rigorosas.

Os gestores presentes no encontro também demonstraram, em sua maioria, preocupação com a disseminação progressiva do novo coronavírus na região e concordaram com a necessidade de medidas mais efetivas de controle. Foram abordadas temáticas como: a estruturação hospitalar na região, com mais leitos de UTIs; o repasse de mais testes; maior apoio do Estado nas ações de controle do isolamento; a retomada de parte das atividades comerciais entre outras.

Para Zé Ailton Brasil, a reunião foi de suma importância.

“Continuaremos com o trabalho em parceria com o Governo do Estado na prevenção e combate ao novo coronavirus no nosso município. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão em pleno funcionamento, temos nossa Unidade Sentinela, referência para casos da COVID-19, estamos realizando testes em massa, cuidando da nossa população com empenho e responsabilidade”, disse.

(*)com informações da Aprece

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp