Uma criança morreu em Itatira, no sertão Central do Ceará, após complicações decorrentes de um quadro viral não identificado. João Gabriel tinha 3 anos e foi levado pela família ao Hospital Municipal para ser atendido após apresentar febre alta, náuseas e dor de garganta, no último domingo, 17. Segundo informações do seu irmão, Paulo Henrique, o médico que o atendeu receitou medicações para serem compradas na farmácia e administradas em casa e aplicou uma injeção, porém, a febre não desapareceu, só diminuindo quando o enfermeiro plantonista deu um remédio.

Os familiares voltaram para casa, mas na madrugada de segunda-feira, 18, João Gabriel voltou a apresentar quadro febril elevado e dor na barriga e foi levado novamente ao Hospital. O mesmo médico que havia atendido a criança os recebeu e decidiu aplicar mais duas injeções e a liberou para casa.

Mas, horas depois, João Gabriel teve uma piora no quadro e voltou a unidade hospitalar, onde ficou internado recebendo soro. A família queria transferi-lo para o Hospital de Canindé, entretanto, o menino passou mal e não resistiu a tentativa de reanimação e morreu.

Médico afastado

A Secretaria de Saúde de Itatira informou que investigará o que aconteceu e anunciou o afastamento temporário do médico que atendeu João Gabriel de suas funções no Hospital da cidade.

“A secretaria de Saúde está tomando todas as providências e medidas para apurar o procedimento de atendimento a criança em nossa rede de saúde. Estamos apurando a conduta do médico e tomaremos todas as medidas cabíveis. Afastamos temporariamente o médico que fez o atendimento a criança, e estamos acompanhando o caso, para que de forma justa e verdadeira possamos dar uma resposta a família e a nossa sociedade itatirense”.