O cancelamento de vôos da Avianca repercutiu, nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Guilherme Landim (PDT) lamentou a suspensão do voo da madrugada, entre Juazeiro do Norte e Fortaleza, e fez apelos para um esforço concentrado da Assembleia Legislativa no sentido da Infraero encontrar uma alternativa com vistas à retomada dessa linha área tão importante para a Região Sul do Ceará.
Guilherme, ao relatar os prejuízos com a saída da Avianca do Aeroporto Regional Orlando Bezerra, a partir dessa próxima segunda-feira (22), disse que o voo entre Juazeiro do Norte e Fortaleza atendia, além de passageiros de municípios do Cariri cearense, moradores de cidades dos Estados de Pernambuco e da Paraíba.
Com a decisão da Avianca, de acordo com Guilherme Landim, é urgente a Infraero encontrar uma saída para outra empresa fazer a ligação aérea, pela madrugada, entre as Regiões Metropolitana do Cariri e de Fortaleza. Guilherme lembrou que uma das primeiras preocupações de quem quer investir na Região do Cariri é a facilidade para chegar, por via área, às cidades do Sul cearense.
A concentração de um dos maiores polos de ensino superior e de saúde na Região Metropolitana do Cariri, principalmente, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha atrai dezenas de profissionais – professores, médicos, palestrantes, investidores, que precisam de um deslocamento mais ágil. Sem o voo da Avianca, os setores de educação superior e de saúde, também, serão atingidos.
Entre o último domingo, (14), e esta quarta-feira (16), a companhia já havia cancelado outros 23 voos na Capital cearense. O número é parte dos 179 afetados em todo o Brasil. A crise na Agência veio após uma recuperação judicial, que fez com que a Avianca devolvesse aviões devido à falta de pagamento da empresa.