O Departamento Penitenciário Nacional realizou uma visita técnica nesta quarta-feira (30) nas unidades prisionais do Ceará. Além dos dados apresentados, os membros do Depen puderam conhecer, na prática, a evolução do Sistema Penitenciário cearense desde a chegada da Secretaria da Administração Penitenciária.
A comissão técnica do Departamento visitou as unidades Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e a Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim. Após o almoço as visitas continuaram nas novas unidades em construção, a CPPL 6 e a Unidade de Segurança Máxima que irão proporcionar mais 2.012 vagas para o sistema penitenciário. Para finalizar a visita, eles conheceram o funcionamento do monitoramento eletrônico.
Segundo o diretor geral do Depen, Fabiano Bordignon, o grande objetivo da visita é ver a transformação de procedimentos realizados dentro do sistema prisional do Ceará.
Nós viemos ver de perto o protagonismo do Mauro, os procedimentos e os avanços que aconteceram aqui no Ceará. É importante visitar e constatar a retomada do controle e a colocação de disciplina nas cadeias. Com a disciplina instaurada nós percebemos que tudo evoluiu: as assistências médicas, o trabalho, a educação e religiosa, destaca Borgignon.
O diretor ainda destacou também a importância do Governo para garantir os recursos para o sistema penitenciário.
O protagonismo é dos Estados. O Depen procura ajudar em alguns pontos como repasse de recursos via fundo penitenciário nacional, sabemos que não é tudo que eles precisam, mas é o que podemos auxiliar. Mas o que destaco também é que o Governo do Ceará, o Governador, está se empenhando muito para colocar investimento dentro do sistema prisional, avalia.
Para o secretário Mauro Albuquerque o Depen é um parceiro que sempre ajudou nos momentos complicados e que é muito importante a integração entre os estados que o Departamento está proporcionando.
É um avanço relevante para nós essa visita técnica. É válido mostrar para eles o trabalho realizado pelo Ceará para combater o crime, com o apoio total do Governador, que quer tornar o Estado referência nacional em sistema prisional, afirma o secretário.