Reunidos em São Luís do Maranhão, nesta sexta-feira (29), os presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados da Região Nordeste consolidaram o ParlaNordeste, que tem como objetivo discutir problemas comuns da região e formar grupo de pressão junto ao Congresso Nacional e Governo Federal. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), foi eleito, secretário-geral do organismo.

A presidência do colegiado coube ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), anfitrião do encontro.

“Reforma da Previdência”, “Consórcio dos Estados do Nordeste” e “Defesa de Órgãos que atuam no Nordeste como: DNOCS, CODEVASF, SUDENE e Banco do Nordeste” foram os assuntos discutidos no evento. “Nós nordestinos queremos a defesa do Nordeste, porque o Nordeste precisa e merece ser olhado com mais carinho!”, pontuou o presidente do legislativo cearense, José Sarto.

Segundo Othelino Neto, no caso do Consórcio dos Estados do Nordeste, a efetivação depende da aprovação dos parlamentos de cada estado nordestino. “Daí a importância de debatermos o assunto em conjunto. Na conversa sobre reforma, tentaremos evitar que segmentos importantes passem a deixar de ter direitos essenciais”, pontuou.

Na Sala das Comissões, “Pacto Federativo” foi o tema central da reunião de trabalho, assim como as propostas de fortalecimento dos órgãos regionais de desenvolvimento. Ao término, foi assinada, no Salão Nobre, a “Carta São Luís”, contendo propostas e encaminhamentos de interesse da região Nordeste e do Poder Legislativo. Também participaram da comitiva do Ceará os deputados Acrísio Sena (PT), Danniel Oliveira (MDB) e Walter Cavalcante (MDB).

Defesa do BNB

O presidente José Sarto também destacou a necessidade de mobilização em defesa do Banco do Nordeste (BNB). Ele anunciou que na próxima sexta-feira (5) a Assembleia cearense vai sediar uma audiência que vai discutir a situação do BNB. “Já confirmaram a presença dos presidentes dos parlamentos do Maranhão, Othelino Neto, Piauí, Themistocles Filho, e da Paraíba, Adriano Galdino. Servidores do banco de varias partes do Nordeste também devem comparecer ”, informou José Sarto. O deputado Danniel Oliveira (MDB), que fez parte da comitiva cearense ao encontro, apresentou a proposta de uma frente parlamentar de apoio ao BNB.
“Nossa ideia com essa Frente é a participação efetiva de cada parlamento nordestino e unir forças para que cada Assembleia Legislativa articule com sua bancada federa e fazer com que essa voz chegue a Brasília e evite um possível extermínio do Banco do Nordeste”, disse o parlamentar.

Nova Presidência

Ao final do encontro foi definida a nova Presidência do ParlaNordeste. Por aclamação, o anfitrião do encontro, Othelino Neto, foi escolhido o novo presidente. A vice-presidência ficou com o chefe do legislativo Paraibano, Adriano Galdino é o presidente da Assembleia do Ceará, José Sarto. Com o intuito de manter a frequência dos trabalhos do colegiado, definiu-se que a próxima reunião dos parlamentos nordestinos vai acontecer em Salvador, capital da Bahia.

Histórico do Encontro

O primeiro Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste aconteceu no Ceará, tendo como temática principal a criação do Colegiado Nordestino, que congrega os dirigentes dos legislativos estaduais. Na segunda edição, realizada na Bahia, foram eleitos os integrantes do “Parlanordeste” e criada a “Frente Parlamentar pela Revitalização do Rio São Francisco e a não privatização da Companhia Hidroelétrica do São Francisco”.

Sarto destaca que congregar as Assembleias do Nordeste é um ponta-pé inicial em defesa a região

O presidente da destaca a formalização da Frente Parlamentar Nordestina que será lançada 5 de abril em Fortaleza.