A maioria dos 13 deputados estaduais decidiram se rebelar contra o presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, que assumiu a defesa da pré-candidatura do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, sem levar em consideração os demais nomes que pleiteiam a indicação no partido. A lista, além de Roberto, tem a governadora Izolda Cela, o deputado Evandro Leitão e o deputado federal Mauro Filho.
Dos 13 deputados do PDT, apenas um ficou em silêncio sobre as críticas a Carlos Lupi. A nota distribuída pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, ao condenar o comportamento de Carlos Lupi, despertou um movimento de solidariedade entre colegas de Parlamento que decidiram apoiá-lo na preservação de um processo democrático para definição do nome a ser lançado à sucessão estadual.
“Desânimo”, reage Tin Gomes
“O deputado estadual Tin Gomes disse que as manifestações, como as de Carlos Lupi, desgastam o debate interno sobre a candidatura ao Governo do Estado. Tudo isso magoa e no mínimo gera um desânimo’’, publicou Tin, ao dizer que Evandro está correto ao externar chateação e preocupação com o quadro de divisão.
“Lamentável”, desabafa Baquit
O deputado Osmar Baquit foi mais longe e afirmou que a manifestação de Carlos Lupi frustrou uma boa oportunidade para mostrar a unidade do PDT. ‘’Inaceitável a postura do nosso presidente. O momento era oportuno pra demonstrar a nossa unidade. O que aconteceu foi lamentável’’, desabafou Baquit.
Baquit disse, ainda, ter certeza que ‘’nosso líder Cid Gomes saberá agir de maneira democrática e ouvindo todos nós. Estamos firmes na luta pra eleger Ciro Gomes’’, acrescentou o pedetista.
Arestas devem ser evitadas, alerta Romeu Aldigueri
Outra manifestação partiu do deputado Romeu Aldigueri ao dizer que está preocupado com os rumos das discussões sobre a escolha do candidato do PDT. ‘’O momento é de construção, sabedoria, união interna e escolha democrática do nome mais viável para ganharmos a eleição’’, pondera Aldigueri.
“Momento de sabedoria”, pede Guilherme Landim
O deputado Guilherme Landim, ao dizer que concorda plenamente com as palavras de Evandro Leitão, escreveu: ‘’Esse momento é de união e muita sabedoria’’.
Salmito Filho, “apoio integral à nota de Evandro“
O deputado estadual Salmito Filho, também, se manifestou sobre a nota do presidente da Assembleia Legislativa e disse que apoiava integralmente a firmeza de Evandro Leitão. ‘’Manifesto a minha solidariedade’’.
Sérgio Aguiar, “atitude deselegante“
Para o deputado Sérgio Aguiar, a atitude de Carlos Lupi foi, no mínimo deselegante. ‘’A atitude do presidente foi deselegante ao não dá (sic) oportunidade a todos os 4, fazendo apenas 2 dos pré-candidatos’’, registra Aguiar.
Bruno Pedrosa, “Lupi poderia ter sido cauteloso”
O mais importante de tudo é a união do nosso grupo. O presidente Lupi poderia ter sido mais cauteloso. Importante que o nosso presidente seja sempre conciliador.
Veja também: