Desencantado com os rumos da reforma previdenciária e sem a visibilidade que esperava capitanear nos debates nacionais, o deputado federal Mauro Filho (PDT) decidiu antecipar o retorno para a Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará. Mauro chegou a assumir o cargo no dia primeiro de janeiro de 2019, em fevereiro se licenciou para assumir o mandato na Câmara Federal e voltaria, logo em seguida, para a Secretaria do Planejamento.
Mauro decidiu, porém, permanecer em Brasília, o que gerou frustração entre aliados do governador Camilo Santana. Conhecedor da realidade da previdência social brasileira, Mauro Filho, que elaborou o projeto de reforma do ex-presidenciável Ciro Gomes, se entusiasmou com um possível protagonismo na Câmara Federal, mas, três meses após assumir o mandato, sentiu que, com o momento tumultuado, poucas coisas irão andar no Congresso Nacional.
Com o pé nessa realidade, Mauro afirma que atende a um convite de Camilo para retornar ao Estado, e acrescenta: ‘’Temos que manter a boa capacidade de investimento do Estado e vamos ordernar algumas coisas em relação ao custeio da máquina’’. Com a volta de Mauro à Secretaria Estadual de Planejamento, o suplente da coligação integrada pelo PDT, PTB, DEM, PSB, PRP e PPL, Aníbal Gomes, que é filiado ao DEM, assumirá, até o final de maio, o mandato na Câmara Federal.