Preocupação na área do meio ambiente. O Ceará é o segundo Estado do Nordeste com maior índice de área em processo de desertificação. O mais degradado é o Rio Grande do Norte (12,87%), seguido do Ceará (11,45%) e em terceiro, a Paraíba com 8,12%. A desertificação castiga mais as Regiões dos Inhamuns, Médio Jaguaribe e parte do Centro-Norte, onde está localizado o município de Irauçuba.

Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que tem em andamento pesquisas e projetos de recuperação do solo. A classificação segue convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) e a vulnerabilidade decorre do clima Semiárido. As áreas degradadas são analisadas e monitoradas por meio de imagem de satélite.

O avanço da desertificação está na agenda das entidades de meio ambiente e entra no debate, nesse domingo, dia 17, com a celebração do Dia Mundial de Combate à Desertificação. A data foi instituída pela ONU para reflexão sobre os efeitos negativos e para pensar alternativas de mitigação do fenômeno.