Neste sábado (19), será realizado em todos municípios cearenses o Dia D de vacinação contra o sarampo. A data é uma mobilização para estimular as pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. A Campanha Nacional de Vacinação segue até 25 de outubro.

O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais.

A mobilização nacional de amanhã integra a primeira fase da campanha, até 25 de outubro, voltada a crianças com idade entre 6 meses e 4 anos. Já na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos.

Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda.

O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, cerca de 20% dos brasileiros. Foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o próximo ano, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos.

Casos

Neste ano, até 5 de outubro, foram notificados 177 casos da doença no Ceará. Destes, 124 descartados, cinco casos importados confirmados e 48 em investigação.

Em 2019, até a semana e Epidemiológica, 39, dos 19 estados brasileiros encontram-se com surtos ativos de sarampo. São eles: São Paulo (5.228), Rio de Janeiro (28), Pernambuco (24), Santa Catarina (12), Paraná (39), Rio Grande do Sul(9), Distrito Federal(3), Goiás(4), Maranhão(4), Rio Grande do Norte(4), Espírito Santo (2), Bahia (1), Sergipe (1), Mato Grosso do Sul (2), Piauí (2), Minas Gerais (25), Ceará (5), Paraíba (8) e Pará, (3) totalizando 5.404 casos confirmados de sarampo no Brasil. Foram confirmados seis óbitos no país, sendo cinco no estado de São Paulo e um em Pernambuco.

Sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e que pode se espalhar por meio de tosse, espirro e pelo ar. A única forma de prevenção da doença é a vacina.