Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PMB), se estranharam nesses primeiros dias da nova gestão municipal em um confronto aberto na eleição para presidente da Assembleia Legislativa e na votação da emenda à Constituição do Estado que extinguiu o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A eleição e a votação da PEC aconteceram em dezembro do ano passado. Naumi ficou ao lado do conselheiro Domingos Filho que estimulou os aliados a apoiarem à candidatura de Sérgio Aguiar (PDT) a Presidente do Legislativo Estadual. Camilo queria o apoio do hoje prefeito de Caucaia para José Albuquerque (PDT), nome da preferência dos irmãos Cid e Ciro Gomes.

O fosso entre Naumi e Camilo se ampliou ainda mais no mês de janeiro com a escolha do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho (PDT), para Presidente do Consórcio de Saúde dos Municípios do Vale do Curu que inclui, ainda, a cidade de Caucaia. Logo após ser eleito prefeito no segundo turno da eleição, Naumi Amorim manifestou a interlocutores do Palácio da Abolição que queria comandar o Conselho de Saúde.

A briga entre o conselheiro Domingos Filho e os irmãos Ferreira Gomes redefiniram os rumos da relação entre Naumi Amorim e Camilo Santana. A ordem na cúpula do Governo do Estado era única: apoio ao nome de Cláudio Pinho para dirigir o Consórcio de Saúde, que cumpre importante papel na definição de ações dos Municípios em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde no Vale do Curu e na cidade de Caucaia.

Naumi entendeu o recado, solidificou ainda mais a relação com o conselheiro Domingos Filho e encontrou a porta aberta para construir um canal de aproximação com o Presidente Regional do PMDB e Presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira. Em 2016, Naumi viu Eunício apoiar o seu adversário na disputa pela Prefeitura de Caucaia, Eduardo Pessoa (PSDB). A preferência política não os desgastou e, agora, Naumi conta com a porta aberta do Governo Federal para receber obras e benefícios para o Município.

Com informações Grande Porto