O secretário da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da pasta, Ivan Coelho, participaram, nessa quarta-feira (28), de evento para apresentação do Distrito de Inovação em Saúde Viva@Ceará de Quixeramobim, programa que objetiva a promoção de inovações econômica, urbana e social, buscando fomentar a conectividade e o empreendedorismo, além do desenvolvimento científico e tecnológico no Estado.

Entre os benefícios do programa, estão as implementações de cursos de Medicina e Enfermagem na região. Além disso, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Rede Sesa, deve ser adaptado para se tornar um hospital universitário, integrando Saúde e Educação no espaço hospitalar.

Também participaram do encontro o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, e o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares. Estiveram presentes, ainda, a assessora do Instituto do Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e coordenadora executiva do Viva@Ceará, Lia Parente, e o coordenador de Urbanismo e Mobilidade do Plano Fortaleza 2040, Fausto Nilo.

“O projeto tem objetivo de resgatar a vida numa área específica da cidade, mostrando à população como fazer o desenvolvimento sustentável. Essa iniciativa faz parte da Plataforma de Modernização da Sesa, que busca descentralizar os investimentos e a qualidade na assistência em saúde para todas as regiões”, afirma Dr. Cabeto.

De acordo com ele, a ideia é impulsionar a inovação urbana em torno da saúde pública a partir do HRSC. “Também vamos incentivar a inovação empresarial e o desenvolvimento humano, com pesquisa e educação, para que os espaços sejam democráticos e agregadores de riqueza social”.

Viva@Ceará

Lançado pela Sesa em janeiro de 2018, o projeto busca fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, tendo a economia da saúde como vetor de desenvolvimento e veículo de inclusão produtiva. Busca-se, ainda, a melhoria da renda e dos indicadores sociais, a diminuição da desigualdade social, produção de tecnologias e reordenação urbana, bem como a ampliação da eficácia, eficiência e efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS). Integram a plataforma da Sesa os eixos Viva@Quixeramobim, Viva@Porangabussu e Viva@Eusébio.

(*) Com informações Governo do Estado do Ceará