Equipes de servidores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará Hemoce), da rede pública do Governo do Estado, vão estar de plantão nesta segunda-feira, 1º de maio – Dia do Trabalho – para uma importante missão: receber voluntários doadores de sangue. Como acontece em todos os feriados prolongados o Hemoce monta equipes e faz campanha para sensibilizar doadores, contando com a solidariedade da população cearense para manter o estoque do banco de sangue regular. Neste 1º de maio, além da sede do Hemoce também estará funcionando o posto de coleta de sangue no Instituto José Frota (IJF).
A sede do Hemoce na Av. José Bastos 3390, abre das 8 às 13h no feriado do dia do trabalho, já o posto de coleta no IJF localizado na Rua Barão do Rio Branco 1816, centro da cidade, funciona das 13 às 17h30min. Nos hemocentros no interior do estado não haverá atendimento no feriado desta segunda-feira (1). No sábado (29) e domingo (30) o atendimento nas unidades do Hemoce permanece normal.
De acordo com a coordenadora da captação de doadores de sangue do Hemoce, Nágela Lima, o órgão precisa estar preparado para eventualidades. “Em feriados prolongados a demanda por atendimento em hospitais pode aumentar por isso é importante que a doação de sangue seja uma atividade regular”, disse.
Em uma bolsa de sangue é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Depois da doação o material coletado passa por um rigoroso processo de análise, testes e, caso não seja detectado nada de anormal, as bolsas são liberadas para a distribuição dos hospitais e unidades de saúde. Esse processo leva em média 24h após a doação.
Perfil do doador
Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, possuir mais de 50 kg e apresentar um documento de identificação oficial e com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site do hemoce www.hemoce.ce.gov.br. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O Positivo e Negativo e o A Positivo, pois são os mais comuns na população cearense.
Fonte – Hemoce