Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com a finalidade de reforçar a Campanha de Vacinação contra a Influenza neste fim de semana, a prefeitura de Fortaleza determinou a abertura do posto de saúde do Bairro Messejana, partir deste sábado (29). Juntamente com o posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, a unidade será aberta todos os funs de semana que durar a campanha no horário de 8h30 às 16h30. A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que os dois postos estarão abertos neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho.

Por enquanto, segundo a secretária, a ampliação de horário é um teste, mas se houver demanda será definitiva. Vacinas emergenciais como a anti rábica e também contra a febre amarela também são aplicadas. Além do fim de semana, a população tem acesso à imunização contra a influenza, de segunda-feira a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, nos 109 postos de saúde da capital. No dia 13 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá o dia D nacional de mobilização contra a influenza, com a abertura de todas as unidades com sala de imunização no sábado.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Público alvo

A campanha tem como público alvo: crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde; povos indígenas; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade; professores de escolas públicas ou privadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 Serviço

Posto de Saúde Messejana
Rua Guilherme Alencar, s/n, Bairro Messejana.
Posto de Saúde Paulo Marcelo
Rua 25 de Março, 607, Bairro Centro
8h30 às 16h30

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde