Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo do Ceará vai construir um novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) em Fortaleza. O equipamento será erguido no mesmo terreno onde existia o Edifício Andrea, que desabou há exato um ano, deixando nove vítimas fatais e sete pessoas resgatadas com vida. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) pelo governador Camilo Santana, por meio das redes sociais do Governo. Também participaram da solenidade virtual o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o secretário da Segurança P Defesa Social, Sandro Caron, e o comandante do CBMCE, coronel Holanda.

“Estamos anunciando a autorização para a construção do novo quartel exatamente no local da tragédia do prédio. Essa é uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza, que também partiu da necessidade de ter mais um equipamento em uma área importante de Fortaleza para atender as demandas do Corpo de Bombeiros. O quartel foi todo projetado de forma sustentável. Tem inclusive uma cobertura verde, energia solar e iluminação natural” informou Camilo Santana, que fez questão de se solidarizar, mais uma vez, às famílias que perderam seus entes queridos.

O Quartel 15 de Outubro, como será chamado, ficará no bairro Aldeota, região da Capital com maior adensamento de prédios. A nova unidade será um reforço operacional para o CBMCE naquela área, que envolve ainda os bairros Dionísio Torres, Meireles, Cocó, Guararapes, entre outros, e têm como característica a verticalização de suas edificações. O terreno foi desapropriado pela Prefeitura de Fortaleza, que pagou o valor de R$ 1.785.000. 

O grupamento estará preparado para ocorrências que exijam os equipamentos adequados para as particularidades da região. Para isso, uma das três escadas Magirus adquiridas pelo Governo do Ceará ano passado será utilizada neste Quartel. A proximidade diminuirá o tempo de resposta dos Bombeiros para atendimentos a chamados da população nessa área.