A agenda da previdência social está presente na vida de todos os brasileiros. Seja como beneficiário, que, hoje, é contemplado com alguma renda paga pelo INSS – ou contribuinte, que faz o dever de casa para se aposentar, o trabalhador deve ficar atento às mudanças que estão a caminho e, também, às regras que os garante permanecer – por longo tempo, na folha da previdência social.
São duas questões no mesmo cenário: primeiro, o Senado vota, nesta terça-feira (1ª), a PEC, proposta de Emenda à Constituição, que foi aprovada pela Câmara Federal, e muda os critérios para o trabalhador, a trabalhadora, se aposentar ou receber uma pensão. A reforma previdenciária avança.
O segundo ponto, nessa área, é o rigor adotado pelo INSS para combater as fraudes. Os mais recentes dados mostram que, em 2019, 254 mil beneficiários foram alcançados pela Operação Pente-fino.
As fraudes mais comuns estão no BPC, como recebimento do dinheiro por quem já tem renda alta, por muitos servidores públicos– e, ainda, recebimento da grana do INSS por vizinhos, amigos e parentes dos segurados que já morreram. Essa é uma irregularidade que se repete com frequência, mas tem um caminho bem curto para constata& ccedil;ão da ilegalidade: ou seja, uma esperteza que não vale à pena.
Quem recebe o dinheiro de forma indevida, responde a inquérito policial e é cobrado a devolver o dinheiro ao INSS. As mudanças na previdência social e as ações de combate às fraudes do INSS são assuntos que interessam a você e entram, hoje, na agenda do Jornal Alerta Geral.