Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia.rrPlenário vota, em 1° turno, a reforma da Previdência (PEC 6/2019).rrÀ mesa:rsenador Izalci (PSDB-DF);rsenador Carlos Viana (PSD-MG);rpresidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).rsenador Eduardo Gomes (MDB-TO); rsenador Marcio Bittar (MDB-AC).rrFoto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado e a Câmara Federal têm uma semana com debates e votações de projetos que pode ser marcada por avanços na definição das regras para os trabalhadores se aposentarem.

O Senado tem pronta, para votação, em segundo turno, nesta terça-feira (22), a PEC 06, que representa o guarda-chuva da chamada nova previdência social.

São as mais profundas alterações nos critérios para a concessão dos benefícios previdenciários. Após ser aprovada pelo Senado, a PEC será promulgada e, com isso, mudam muitos cálculos para você pedir a sua aposentadoria.

Um detalhe: não haverá mudanças nas condições para os trabalhadores rurais se aposentarem. Enquanto o Plenário vota a PEC 06, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado apreciará o parecer das emendas apresentadas à chamada PEC paralela, que é uma Proposta de Emenda à Constituição que amplia, para servidores estaduais e municipais, as regras gerais da previdência social.

A agenda sobre a realidade previdenciária brasileira não fica apenas no âmbito do Senado: a Câmara Federal tem debates sobre as normas que irão mudar as condições para os policiais militares, civis e do corpo de bombeiros se aposentarem. São muitos assuntos na área previdenciárias que mexem com a vida dos trabalhadores e dos servidores públicos.