O senador Eduardo Girão (Podemos) revelou nesta quarta-feira, 20, que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) prometeu colocar em votação na próxima terça-feira, 26, o requerimento 242/2022, que convida o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, para debater no plenário da casa, os aspectos formais dos inquéritos presididos por ele.
“Conversei com o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, sobre a deliberação de nosso requerimento número 242/2022 – apoiado por 34 Senadores- e ele me garantiu que não passa da próxima terça feira , dia 26. A definição é aguardada desde a primeira semana de abril quando dei entrada no pedido que visa convidar (apenas convidar) o Ministro Alexandre de Moraes a debater com os Senadores, através de uma sessão temática, os aspectos formais de inquéritos que aos olhos de milhões de brasileiros são ilegais”.
Caso seja aprovado, Moraes teria que falar com os senadores sobre os inquéritos que investigam respectivamente a promoção de atos antidemocráticos e o uso de fake news para atacar membros do Judiciário.