O Governador eleito Elmano de Freitas (PT) se dedica às ações para garantir mais votos ao presidenciável Lula no Ceará, mas está participando, diariamente, de conversas e reuniões sobre a montagem da equipe de secretários que irá acompanhá-lo a partir do dia primeiro de janeiro de 2023 no Palácio da Abolição.
O repórter Carlos Alberto, ao participar do Jornal Alerta Geral, fala sobre os movimentos de Elmano para definição de nomes para o secretariado. O assunto ganha, também, destaque no Bate Papo Político com o jornalista Beto Almeida.
JORNAL ALERTA GERAL
O Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio no Interior e está, também, nas redes sociais do @cearaagora.
PERFIL TÉCNICO E PARTIDOS ALIADOS
As informações de bastidores indicam que Elmano montará um governo com perfil técnico e, ao mesmo tempo, contemplando os partidos que o apoiaram. Um dos primeiros compromissos de campanha, que é preencher, com mulheres, a metade do número de cargos no primeiro escalão, está anotado como uma das principais agendas do novo governador do Ceará.
A ala feminina já tem um nome definido e antecipado, no Jornal Alerta Geral, pelo próprio Elmano de Freitas: a atual secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, continuará no cargo após o bom desempenho nesses últimos quatro anos na administração fiscal e financeira do Estado.
O secretariado, se comparado com os oito anos do ciclo administrativo de Camilo Santana e Izolda Cela, será renovado até mesmo para revitalizar o ânimo de quem assumirá uma pasta ou órgão estadual. Há, porém, a necessidade de atender aos aliados que irão ajudar Elmano a administrar os quatro primeiros anos de governo.
PRESENÇA DO PDT
As conversas lideradas pelo governador eleito indicam, também, que o secretariado terá nomes de deputados estaduais e federais. Um dos nomes citados, com lugar garantido, é do deputado federal Idilvan Alencar, cotado para assumir a Secretaria de Educação.
Se o Idilvan aceitar o convite, o atual deputado federal Leônidas Cristino permanecerá em Brasília. Leônidas ficou como primeiro suplente do PDT e o convite para um dos deputados federais pedetistas assumir um cargo no secretariado de Elmano de Freitas contemplará os irmãos Cid e Ivo Gomes que perderam a vaga que Sobral tinha na Câmara Federal.
O MDB terá presença garantida no primeiro escalão do governo. Na relação com o MDB, Elmano atenderá a um pedido do líder político Chiquinho Feitosa (PSDB) para o deputado estadual Audic Mota, que ficou como primeiro suplente, permanecer na Assembleia Legislativa. Audic tem, ao mesmo tempo, perfil para ocupar posição no secretariado.