A crise interna no PSDB com a disputa entre os senadores Tasso Jereissati e Aécio Neves pelo comando nacional do partido não inibiu o governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, de se antecipar na pré-campanha pela internet a caminho das eleições de 2018. Tasso é presidente interino da Executiva Nacional do PSDB e assumiu o cargo após Aécio se afastar por causa das denuncias que o envolvem em suposto recebimento de propina do Grupo JBS.

Tasso quer a renúncia do mineiro. Aécio aceita a renúncia se Tasso também se afastar. A briga tem desdobramentos nas próximas 48 horas e, no dia 9 de dezembro, será eleito o novo presidente da Executiva Nacional. Mesmo com a crise interna, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lança, nesta terça-feira, 24, uma ofensiva na internet para nacionalizar sua pré-candidatura à Presidência da República em 2018.

O movimento, que é visto por tucanos como o início de fato da campanha, adotou o mote “#preparadoparaoBrasil” e tem como objetivo “humanizar” a imagem do governador. Alckmin terá uma equipe de 10 profissionais comandada pelo marqueteiro Lula Guimarães, responsável pela campanha de João Doria em 2016, e na estratégia para popularizar o nome do tucano, os assessores usarão linguagem informal nas postagens, produção de vídeos e um discurso mais direto com o eleitor.

Os levantamentos apontam que o  custo mensal da pré-campanha  será de R$ 90 mil mensais e a equipe deve receber o reforço de um time de “disseminadores” nas redes sociais.

A base da plataforma será um site com vídeos e imagens de apoiadores, além de uma sessão chamada “anti-fake news”, com “verdades e mentiras” sobre Alckmin. O portal entrará no ar nesta terça com uma longa entrevista com o governador.

Segundo a reportagem do Jornal Folha de São Paulo, para marcar posição no campo tucano, serão feitas comparações entre a gestão dele e a da presidente cassada Dilma Rousseff. Em uma das mensagens, serão destacadas notícias de jornal nas quais Dilma nega a crise econômica em 2014, enquanto Alckmin “cortava cargos” e “vendia um helicóptero” para reduzir gastos. O governador também vai reforçar a defesa de prévias no PSDB para definir o candidato em 2018, em postagens no Facebook e no Twitter, além de fotos no Instagram.