A cidade de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe cearense, inaugurou nesta quinta-feira (2), a primeira etapa do Polo de Desenvolvimento Metalmecânico. O empreendimento, do Governo do Estado, vai gerar empregos, melhorar a economia local e trazer desenvolvimento para a Região. A inauguração foi feira pelo próprio Governador do Ceará, Camilo Santana, e contou com a participação dos secretários Maia Júnior, do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, e Zezinho Albuquerque, das Cidades, além de autoridades e empresários locais.

“Aqui [1ª etapa] são quase 18 hectares para trazer desenvolvimento. Vamos fazer todo um esforço para trazer grandes empresas ao Ceará. Para gerar empregos e atrair investimentos. Esta Região é estratégica. Por aqui passa o desenvolvimento e agora com este Polo Metalmecânico vamos estimular o empreendedorismo com o que for preciso. Nós precisamos de emprego de qualidade, e este Polo representa isso”, garantiu Camilo Santana.

INFRAESTRUTURA

A implantação do Polo Metalmecânico, instalado a 17 km do centro de Tabuleiro do Norte e às margens da BR-116, está dividida em três fases. O empreendimento, que terá área total de 859 mil m² , vai oportunizar a atração e integração de indústrias, comércios e serviços, contribuindo para fomentar o desenvolvimento do setor metalmecânico e gerar mais empregos no estado.

Segundo o titular da Sedet, além da indústria metalmecânica, o Vale do Jaguaribe tem potencial para diversas atividades econômicas, como a agropecuária, fruticultura e a cultura do algodão, que foi retomada recentemente.

Eu fico muito feliz em voltar a essa região e encontrar um Ceará crescendo e se desenvolvendo em todos os municípios. Um futuro muito promissor. Infraestrutura do agronegócio já temos aqui implantada, e agora chegando mais outros investimentos, como a construção desse Polo que o governador entrega à região e ao município de Tabuleiro”, enfatizou Maia Júnior.

O empreendimento tem investimento de R$ 13,2 milhões do Governo do Ceará. A construção da 1ª etapa do Polo abrangeu uma área de 17,58 hectares e foi capitaneada pela Secretaria das Cidades (SCidades). Agora, o Polo será coordenado pela Adece.

Em formato multissetorial, o Polo vai oferecer um espaço dedicado às empresas e ao atendimento às demandas dos caminhoneiros, consolidando-se também como entreposto logístico. Além disso, a estrutura vai comportar, em uma próxima etapa, um terminal rodoviário regional, oportunizando melhor tráfego e segurança aos visitantes.

“O Governador Camilo Santana conseguiu realizar um sonho da região ao trazer o desenvolvimento econômico com este Polo Metalmecânico. Além disso, a gente vê o desenvolvimento com outras ações, como o Hospital do Vale do Jaguaribe, novas estradas e desenvolvimento para todo o Ceará”, afirmou secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque.

O prefeito do município, Dr. Rildso Rabelo, ressaltou que o empreendimento é um divisor de águas.

“Aqui estão chegando importantes empresas na área de fruticultura, de algodão e na área da indústria Agropecuária. Este Polo Metalmecânico vai trazer desenvolvimento para todo o Vale do Jaguaribe, com novas oportunidades para o Ceará”, disse.